sábado, 16 de maio de 2009

MEDITAÇÃO

CONFIANÇA

Para reverter convicções e despertar a nossa força interior:

1. Sentar-nos confortavelmente, fechar os olhos e ficar em silêncio. Mentalizar uma situação negativa que desejamos modificar. Visualizar como se fosse um filme, sem nos envolvermos emocionalmente. Abrir os olhos e respirar fundo.
2. Fechar novamente os olhos e mentalizar agora uma situação feliz. Fixar com atenção os recursos positivos, como segurança e flexibilidade, que nós tinhamos nessa situação. Abrir os olhos e respirar fundo.
3. Fechar os olhos novamente. Escolher três recursos positivos da situação feliz e imaginarmo-nos usando-os na cena negativa.
Vermo-nos actuando de modo mais seguro e flexível.
4. Avaliar-nos a nós próprios, com esses recursos, conseguiremos enfrentar melhor as dificuldades. Se a resposta for sim, a nossa confiança aumentará ao lidar com futuros desafios. Se a resposta for não, repetir o exercício e fixarmo-nos por mais tempo nos elementos positivos. Lembrar: estes recursos já existem dentro de nós e sempre podem ser accionados.
Fazer este exercício três dias seguidos e retomar quando acharmos necessário.
Relaxamento através da respiração:
1. Colocar a ponta da língua atrás na parte superior dos dentes.
2. Exalar completamente o ar pela boca fazendo um som de o ar a entrar.
3. Inspirar o ar silenciosamente e profundamente pelo nariz em 4 tempos.
4. Segurar o ar durante 7 tempos.
5. Exalar o ar com som em 8 tempos.
6. Repetir 3, 4 e 5 num total de 4 respirações.
Repetir duas vezes ao dia ou quando nos sentirmos stressados, ansiosos ou descentrados. Após 1 mês de treino caso nos sintirmos confortáveis com o exercício, aumentar para 8 respirações por vez.

Nenhum comentário:

Album de fotos Viagem para o Rio